#BBB21 Regionalismo

O que é basculho: professora explica palavra dita pelo pernambucano Gilberto no BBB 21

Segundo Fernanda Bérgamo, ‘basculho’ é algo que vem abaixo do lixo e que não serve para nada. Discussão foi entre o pernambucano e a cantora carioca Pocah.

A palavra “basculho” se tornou um dos termos mais comentados nas redes sociais, desde a madrugada desta terça-feira (16), depois de ter sido utilizada pelo pernambucano Gilberto no BBB 21. O regionalismo foi usado durante uma discussão com Pocah, após um Jogo da Discórdia.

A discussão começou depois que Pocah foi tirar satisfação sobre o porquê de Gilberto ter dito que tudo o que ela fazia era calculado.

“Eu não vim do lixo para perder para basculho”, disse o pernambucano, que é doutorando em economia. A cantora carioca não entendeu a gíria e o caso viralizou nas redes sociais.

Segundo a professora de redação Fernanda Bérgamo, que participa do Projeto Educação da Globo e é colunista da CBN Recife, a expressão é um regionalismo antigo, pouco conhecido pelos jovens.

“Basculho é resto, aquilo que todo mundo despreza. Fica abaixo do lixo, porque do lixo você aproveita muita coisa. O basculho não presta para nada. Foi uma forma dele demonstrar o desprezo por Pocah”, afirmou a professora.

“É uma expressão regional, não conhecida pelos jovens de hoje. Gilberto é jovem, mas é estudioso e tem o pé nas raízes do Nordeste. Provavelmente, ouviu da mãe, de tias, de uma avó ou de um avô. É uma expressão que nem a minha geração conhece a fundo. Basculho vem de uma variação linguística que é a mesma de basculante e vasculante, que permite o uso de ‘b’ ou ‘v'”, explicou Bérgamo.

A professora disse, ainda, que gostou de ver expressões utilizadas no Nordeste brasileiro sendo apresentadas para o resto do país. Para ela, essa é uma forma de combater o preconceito linguístico.

“Estamos vendo uma luta bem consistente contra o preconceito linguístico, porque muita gente deprecia o jeito de falar nordestino. E nós vamos ouvir várias dessas pérolas da boca de quem é tão espontâneo, como Gilberto e Juliette”, afirmou.

Foto: Reprodução/TV Globo

Do G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *