Pernambuco Política

Comissão de Igualdade Racial do Recife elege Dani Portela presidente

A vereadora Dani Portela foi eleita presidenta da Comissão da Igualdade Racial e Enfrentamento ao Racismo, na reunião de instalação realizada nesta segunda-feira (14), na Câmara dos Vereadores do Recife. A comissão terá como vice-presidente o vereador Luiz Eustáquio (PSB) e como membro efetivo o vereador Osmar Ricardo (PT). Os suplentes são os vereadores Júnior Bocão e Rinaldo Júnior.

Com a instalação, o Recife se torna a primeira capital do país a ter uma comissão para tratar especificamente da temática racial nos projetos da casa, de forma permanente. Dentre os primeiros projetos a tramitar pela comissão está o do Estatuto da Igualdade Racial do Recife. As reuniões da comissão serão realizadas quinzenalmente, às quartas-feiras.

De acordo com a vereadora Dani Portela, que também foi autora do projeto para instalação da comissão na casa, esse é um momento de reparação histórica. “Essa era uma demanda antiga da sociedade, no sentido de enfrentar o racismo e promover a igualdade racial na nossa cidade. Ser presidenta da primeira Comissão de Igualdade Racial e enfrentamento ao racismo de uma capital no Brasil, não é uma vitória mas sim um ato de reparação. Hoje o Recife e a Câmara Municipal dão um passo importante na luta antirracista na história da cidade”, afirmou Portela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *