Social

UPE Mata Sul promove a Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária

Na última quinta-feira (12), a Universidade de Pernambuco – UPE, campus Mata Sul, em Palmares-PE, promoveu a Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária.

O evento contou com uma expressiva participação de universitários, professores, alunos de escola pública e movimentos sociais que contribuíram com a mesa de debate, a exemplo da Feira da Economia Solidária, representada pela Ir. Sandra Leoni, da União Brasileira de Mulheres – UBM, representada pela Professora Rita Nascimento, que na sua intervenção fez um recorte da luta das mulheres na mata sul pernambucana por igualdade de oportunidades e participação nos espaços de poder além luta diária no combate a violência contra a Mulher e o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, representado por Suely Silva, que fez um resgate da história do movimento desde o final da década de 1980 até os dias atuais.

Suely chamou a atenção para o que está acontecendo no Centro de Formação Paulo Freire, no Assentamento Normandia em Caruaru, que no Início do mês recebeu ordem de despejo da justiça em favor do INCRA, o que chamou de repressão do Governo Jair Bolsonaro ao MST.

Segundo o Professor Fábio Alves, responsável pelo Projeto, “A Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária consiste numa articulação da Universidade Pública brasileira juntamente com os Movimentos Sociais, em particular com o MST, para aprofundar as discussões em torno da produção de uma Justiça Social no campo. Em 2018 mais de 60 Instituições de Ensino Superior realizaram a JURA em seu espaço. Na Mata Sul este evento foi realizado pela primeira vez e em conformidade com a bandeira de defesa da Reforma Agrária como forma de democratização da estrutura agrária, social,
política, econômica e educacional brasileira. Este evento, portanto, colocou em trabalho mútuo a Universidade de Pernambuco e os camponeses juntos no propósito de trocar conhecimentos e estratégias de articular políticas sociais no campo.” Pontuou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *