Pernambuco Política

Túlio Gadêlha realiza audiência pública sobre os desafios socioeconômicos do polo gesseiro de Pernambuco

O deputado federal Túlio Gadêlha (REDE-PE) promove, nesta quinta-feira (19), audiência pública para tratar dos desafios sociais e econômicos do polo gesseiro de Pernambuco, responsável pelo fornecimento de 90% da matéria prima de todo o Brasil. O foco da reunião será debater as soluções para driblar as graves violações de direitos fundamentais do trabalho relacionadas ao processo produtivo do gesso na região.

Fiscalizações da Força Tarefa do Ministério Público do Trabalho (MPT), realizadas entre 2015 e 2019, identificaram diversas irregularidades de saúde e segurança no trabalho, assim como a presença de trabalho infantil e indícios de trabalho realizado em condições análogas à de escravo ao longo da cadeia produtiva. Diante desse cenário, o MPT, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), realizaram ações voltadas à promoção do trabalho decente e do desenvolvimento econômico local no pólo do Araripe.

Com a colaboração do Centro de Direitos Humanos e Empresas da Fundação Getúlio Vargas e a FGV Projetos, foi elaborado um Plano de Desenvolvimento Local (PDL), indicando ações e possíveis atores sociais responsáveis por sua implementação.

“Diante de um cenário de desafios, porém repleto de oportunidades para impulsionar o desenvolvimento local, crescimento econômico e promoção do trabalho decente no polo gesseiro do Araripe, precisamos impulsionar o debate, disseminar o conteúdo do Plano de Desenvolvimento Local e provocar diversos atores para tomarem parte de um movimento para implementar ações que possam contribuir para as melhorias das condições de trabalho e de vida na região”, cravou o deputado federal da Rede Pernambuco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: O conteúdo está protegido !!