Pernambuco Primeira Vacinada

Técnica de enfermagem, Pérpetua do Socorro, é a primeira vacinada contra Covid-19 em PE

A técnica de Enfermagem, Perpétua do Socorro Barbosa dos Santos, de 52 anos, moradora do Ibura, é a primeira pernambucana a ser vacinada contra a Covid-19 no Estado.
A profissional, que costuma trabalhar em esquema de plantão de 12 horas, está há 25 anos atuando na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) voltada para doenças infecciosas, o que a classifica como a mais antiga do setor.
“Estou um pouco emocionada, porque isso é um momento histórico para mim e todos”, declarou, após receber a dose, às 22h05.
Já são três décadas dedicadas ao trabalho dentro do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, no bairro de Santo Amaro, no Recife.
A técnica de Enfermagem sempre quis atuar na área da Saúde para ajudar as pessoas a “diminuírem seus sofrimentos”. Acostumada a lidar com pacientes com tétano, leptospirose e HIV, disse que viveu dias de “guerra” com os desafios impostos pela pandemia da Covid-19 nos últimos meses.
“Não tínhamos tempo para nada”, resumiu a profissional ao se lembrar do tratamento com os inúmeros pacientes. Mas Perpétua se diz esperançosa com um novo tempo que se inicia com a vacinação.
“Estou animada, ansiosa e feliz! É uma vitória, que se aproxima e chegou com a vacina. Temos que confiar nela”, concluiu.

A vacinação, simbólica, ocorreu no auditório Jaime Scherb da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade de Pernambuco (UPE) e foi transmitida pela internet. Participaram da solenidade o governador Paulo Câmara (PSB), a vice-governadora Luciana Santos (PCdoB), além do secretário de saúde, André Longo.

A primeira dose da CoronaVac foi aplicada horas depois de o primeiro lote do imunizante, contendo 270 mil doses, chegar ao Recife na noite desta segunda. O avião com o carregamento aterrissou no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre às 19h29.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *