Palmares Política Social

Sociedade Palmarense Participa da I Plenária dos Conselhos

Na última quarta-feira (01), os Conselhos Municipais da Educação, da Saúde e de Direitos da Criança e do Adolescente dos Palmares, promoveram a I Plenária Municipal de Conselhos, a Professora Izabel Mota do Conselho de Educação foi quem mediou o debate durante o evento, que teve como palestrantes, o Prof. Paulo Rubem Santiago UFPE (ex-deputado Federal e Estadual), que falou da importância dos conselhos municipais na vida dos munícipes, quando cumpre o seu papel de controle social, fazendo com que os gestores utilizem os recursos públicos com responsabilidade. A Professora Ana Abranches, que em sua apresentação destacou a importância da formação para conselheiros, como instrumento para melhorar a qualidade das decisões e a capacidade de lidar com assuntos complexos. “muitos conselheiros são eleitos, tem boa vontade, mas, não tem conhecimento sobre vários assuntos necessitando de formação e também assessoria para lidar com as demandas.”

Depois das falas dos palestrantes, foi franqueada a palavras aos participantes, o que enriqueceu consideravelmente o debate.

A sociedade palmarense respondeu ao chamado e compareceu em peso, numa demonstração do interesse pelo assunto, mas, o que nos deixa estarrecidos é a falta dos nossos representantes políticos, num espaço amplamente democrático e de tamanha importância para o povo, nenhum representante do poder legislativo compareceu, prova de que não estão interessados em discussões que fomente a participação popular e o controle social.

Apenas a pré-candidata a deputada estadual, Rita Nascimento (PCdoB), compareceu ao evento, onde em sua fala elogiou a iniciativa dos conselhos e falou da importância de se implantar a Casa dos Conselhos, numa forma de garantir a autonomia dos mesmos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *