Utilidade Pública

Em nota SINPRO desmente Prefeita de Catende e diz que Categoria não aceitou a proposta reajuste que congela gratificações. Veja vídeo!

NOTA PÚBLICA: CATENDE NA CONTRAMÃO DA EDUCAÇÃO
#SinproPernambuco


Nesta quinta-feira (17), o Sindicato dos Professores no Estado de Pernambuco esteve em Catende, junto aos professores e professoras da rede municipal, visando contribuir com a luta e conquista do reajuste salarial da categoria.

Contudo, para nosso espanto, soubemos que Dona Graça, a prefeita, em prejuízo da verdade, afirmou aos munícipes que estaria concedendo 34% de reajuste, para o piso do magistério, aos professores e professoras da rede municipal de ensino. No entanto, nas reuniões com o sindicato, além de instituir um clima tenso nas negociações, deixou explícito que apenas iria incidir, nos salários da categoria, o índice da inflação, apenas para uma compensação das perdas acumuladas.

E frente a tamanha contradição, afirmamos em mesa de negociação, que, em defesa dos professores e professoras da rede municipal, não daríamos espaço para essas “duas conversas” e não aceitaremos outro índice, diferente do anunciando pelo MEC, de 33,24%.

Diante de tal conduta incisiva, e apoio da categoria, a prefeita recuou e apresentou nova proposta de aumento, na ordem de 17% de reajuste sobre o vencimento base, de janeiro a junho e 34% de julho a dezembro, com pagamento a partir de abril, parcelamento do retroativo e congelamento das gratificações, até o mês de março de 2023. Uma proposição intragável.

Mas, diante o que foi apresentado, reunimos a categoria em assembleia, para discutir coletivamente acerca do resultado da mesa de negociação. E por unanimidade, os professores e professoras receberam as notícias e os índices com indignação, rejeitando por completo a proposição da prefeita.

Também nos causou espanto, o despreparo dos gestores da cidade em relação as políticas e legislações educacionais. Em mesa de negociação, a procuradora e o contador do município afirmaram categoricamente que não existe PCCV na cidade. Já o secretário de educação, disse o contrário, apresentando inclusive cópia da legislação que institui o plano de carreiras na cidade.

Tal situação vexatória (diga-se de passagem), causou estranheza e suscitou muitas dúvidas sobre a condução do processo de negociação com a prefeitura de Catende. Deixando, sobretudo, grande suspeição em relação as informações trazidas nas discussões em mesa.

Ora, a prefeita externa que paga o reajuste de 33,24% na cidade, mas em mesa, orienta seus funcionários a apresentarem uma série de dificuldades que supostamente impedem o município cumprir com a lei federal do piso nacional do magistério. Mais uma vez, não precisamos de “duas conversas”, trabalhamos com a verdade.

E frente ao lamentável quadro, não resta dúvida que a educação em Catende segue na contramão de tudo que podemos conceber a nível de transparência, verdade e seriedade. Quem perde com tudo isso é o povo e nossos estudantes!

A educação não precisa de “fake news” prefeita Graça, queremos valorização e nossos direitos! REAJUSTE JÁ!

One thought on “Em nota SINPRO desmente Prefeita de Catende e diz que Categoria não aceitou a proposta reajuste que congela gratificações. Veja vídeo!

  1. A prefeita é literalmente analfabeta, nunca soube o valor do aprendizado, suga o dinheiro público todos os dias, como sempre a população catendense padecendo ao não saber votar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *