Foto: Reprodução/PSB
Educação Política

Danilo Cabral apresenta emenda para tornar professor carreira de Estado

Tornar a carreira de magistério típica de Estado é uma das propostas de emendas apresentadas pelo deputado federal Danilo Cabral (PSB) à PEC 32/2020, da Reforma Administrativa. “Se nós entendemos que a educação é um dever do Estado brasileiro e um direito do cidadão, precisamos garantir a valorização dos profissionais da educação”, declarou o parlamentar. A proposição atende os professores do ensino básico e superior.

Danilo Cabral lembra que a valorização dos profissionais da educação é, entre outros temas, uma questão chave do Plano Nacional de Educação (PNE). “Portanto, não podemos permitir que o debate da Reforma Administrativa fragilize o papel dos professores. Eles são os verdadeiros agentes de transformação da educação. Por isso, precisamos garantir a estabilidade desses profissionais, dos professores fundamentalmente, para que, cada um possa cumprir o seu papel”, afirmou.

O parlamentar destaca que a estabilidade é fundamental para assegurar liberdade de cátedra a todos que estão na educação, desde o ensino infantil até o superior, prevista no art. 206 da Constituição Federal. “Não podemos admitir uma relação profissional administrativa que não dê essa condição ao professor. A perda de estabilidade abre espaço para o arbítrio e a perseguição ideológica de professores, que podem se tornar vítimas de demissões discricionárias, por exemplo”, acrescentou Danilo Cabral.

Segundo o deputado, há uma grande dificuldade hoje, no Congresso Nacional, que é garantir espaço, dentro do processo legislativo, para debates de determinados temas. Para que a emenda seja analisada pelo relator da PEC 32, deputado Darci de Matos (PSD- SC), são necessárias 171 assinaturas até a próxima quarta-feira. “Então, precisamos mobilizar a bancada da educação bem como todos que militam na área para que o tema seja, pelo menos, apreciado na Casa”, completou Danilo Cabral.

Via Blog da Folha

One thought on “Danilo Cabral apresenta emenda para tornar professor carreira de Estado

  1. Os professores são os verdadeiros agentes de transformação na educação. Assim, garantir a estabilidade desses profissionais é fundamental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *