Mata Sul Social

Autoridades Políticas e Religiosas foram ao Engenho Fervedouro tratar de conflito por terras

Na tarde desta sexta-feira (14), a comunidade do Engenho Fervedouro, em Jaqueira (PE), recebeu uma comitiva formada por autoridades religiosas, parlamentares e representantes do governo para tratar sobre o conflito por terra no local.

Estiveram presentes o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, o Bispo Auxiliar Dom Limacêdo, o Administrador Diocesano da Diocese de Palmares, Pe. Norberto Penzkolfer, autoridades religiosas regionais, o Prefeito do município de Jaqueira, Marivaldo Andrade, os Deputados estaduais Isaltino Nascimento e Doriel Barros, a FETAPE, além de representantes do governo estadual.

Na ocasião, representantes da comunidade puderam expressar a indignação diante dos episódios de violência, ameaças de morte e ameaças de expulsão das quais são vítimas. As famílias enfrentam um conflito por terra com a empresa Agropecuária Mata Sul S /A, arrendatária das terras da Usina Frei Caneca.

Durante a visita, foi reforçado aos presentes que a Usina, proprietária das terras, é detentora de uma dívida multimilionária junto ao estado de Pernambuco e à União, por isso a reivindicação das famílias é a de que o Governo atue de forma enérgica, cobrando os débitos da Usina e revertendo-os em terra para garantir a permanência das famílias no local em que vivem há gerações.

Comunidades de outras áreas de conflito na Mata Sul também estiveram presentes relatando suas denúncias para a comitiva.

Dom Fernando Saburido demonstrou preocupação e solidariedade às famílias, colocando-se à disposição para buscar uma solução junto ao Governo do Estado de Pernambuco.

Fonte: CPT – Comissão Pastoral da Terra

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *