Neste último domingo (12), a Igreja Presbiteriana dos Palmares, completou 117 anos de organização eclesiástica e deu início as comemorações que vai até o dia 26 próximo.
Saiba um pouco da História da Igreja e sua chegada no Brasil e em Palmares contada pelo Rev. Haroldo Fabian, Pastor da Igreja Presbiteriana de Palmares.
O Presbiterianismo chegou em Pernambuco em 1873 com o Rev. Jonh Rockwell Smith, que permaneceu de 1873 a 1892 e com o Rev. Jonh Boyle. Naquele ano, em Recife, é inaugurada a Congregação Presbiteriana. Em 1888 foi organizada no Brasil a Igreja Presbiteriana do Brasil em um Sínodo, reunindo todas as igrejas e missões presbiterianas do país. Na época, a denominação era formada por 3 presbitérios, 60 igrejas, 20 missionários e 12 pastores.
O Presbitério que fazemos parte, o Sul de Pernambuco, foi organizado em 13 de janeiro de 1927, data do desdobramento do Presbitério de Pernambuco.
Em 1901, com o Rev. Henry John MCCall juntamente com sua esposa Wionona Capitola Evens e seus filhos: Henry, Thomas e Arthur, iniciou-se o trabalho Presbiteriano em Palmares. Foi ali que ocorreu a experiencia mais dura da vida do missionário MCCall. No ano de 1902, sua esposa, a Sra. Wionona faleceu em decorrência da terrível febre amarela, e foi sepultada fora do cemitério público, por causa da intolerância e perseguição religiosa daqueles dias, ao som dos berros e insultos de um grupo que fanatizado vaiava os restos mortais da consagrada missionária. Estes acontecimentos afetaram o Rev. MaCCall, que deixou a cidade, vindo a substituí-lo o Rev. Charles Kingston.
No entanto, no ano de 1903, com o objetivo de fortalecer o trabalho presbiteriano, o presidente do Presbitério de Pernambuco envia a Palmares o Rev. Benjamin Marinho, como pastor da Igreja. O mesmo, integrou a Comissão de Organização Eclesiástica, junto com com o Rev. Martinho de Oliveira e o Rev. George Henderlite, que pela graça de Deus organizaram a Igreja Presbiteriana de Palmares no dia 12 de julho de 1903.
Assim, hoje, comemoramos 117 anos de Organização Eclesiástica, e desejamos dar graças a Deus durante todo o mês de julho, sempre iniciando a semana com um Culto em Ações de Graças.
Rev. Haroldo Fabian
Pastor da Igreja Presbiteriana de Palmares
Bom dia! Somos gratos pela divulgação do níver de nossa Igreja, a primeira denominação protestante de origem Reformada a ser implantada em Palmares e Mata Sul, possibilitando que as demais viessem ao município, nos anos seguintes, e oferecendo a oportunidade de todos conhecerem a Palavra de Deus, escrita na Bíblia Sagrada, à época, sob domínio religioso da Igreja Católica Romana.
Hoje, todos podem receber uma Bíblia Sagrada e ter livre acesso aos ensinamentos do Criador.
Louvado, engrandecido e adorado seja o Santo Nome do Senhor, em nossas vidas, sempre.