24/10/2020

Blog do Sobrinho

Agenda Política e Social

07062012. Credito Alcione ferreira DPD.A Press Materia sobre os dois anos da tragedia das enchentes na mata sul do estado de pernambuco. Na foto, a cidade de Palmares.

Igreja Presbiteriana dos Palmares comemora 117 anos de organização eclesiástica

Neste último domingo (12), a Igreja Presbiteriana dos Palmares, completou 117 anos de organização eclesiástica e deu início as comemorações que vai até o dia 26 próximo.

Saiba um pouco da História da Igreja e sua chegada no Brasil e em Palmares contada pelo Rev. Haroldo Fabian, Pastor da Igreja Presbiteriana de Palmares.

O Presbiterianismo chegou em Pernambuco em 1873 com o Rev. Jonh Rockwell Smith, que permaneceu de 1873 a 1892 e com o Rev. Jonh Boyle. Naquele ano, em Recife, é inaugurada a Congregação Presbiteriana. Em 1888 foi organizada no Brasil a Igreja Presbiteriana do Brasil em um Sínodo, reunindo todas as igrejas e missões presbiterianas do país. Na época, a denominação era formada por 3 presbitérios, 60 igrejas, 20 missionários e 12 pastores.

O Presbitério que fazemos parte, o Sul de Pernambuco, foi organizado em 13 de janeiro de 1927, data do desdobramento do Presbitério de Pernambuco.

Em 1901, com o Rev. Henry John MCCall juntamente com sua esposa Wionona Capitola Evens e seus filhos: Henry, Thomas e Arthur, iniciou-se o trabalho Presbiteriano em Palmares. Foi ali que ocorreu a experiencia mais dura da vida do missionário MCCall. No ano de 1902, sua esposa, a Sra. Wionona faleceu em decorrência da terrível febre amarela, e foi sepultada fora do cemitério público, por causa da intolerância e perseguição religiosa daqueles dias, ao som dos berros e insultos de um grupo que fanatizado vaiava os restos mortais da consagrada missionária. Estes acontecimentos afetaram o Rev. MaCCall, que deixou a cidade, vindo a substituí-lo o Rev. Charles Kingston.

No entanto, no ano de 1903, com o objetivo de fortalecer o trabalho presbiteriano, o presidente do Presbitério de Pernambuco envia a Palmares o Rev. Benjamin Marinho, como pastor da Igreja. O mesmo, integrou a Comissão de Organização Eclesiástica, junto com com o Rev. Martinho de Oliveira e o Rev. George Henderlite, que pela graça de Deus organizaram a Igreja Presbiteriana de Palmares no dia 12 de julho de 1903.

Assim, hoje, comemoramos 117 anos de Organização Eclesiástica, e desejamos dar graças a Deus durante todo o mês de julho, sempre iniciando a semana com um Culto em Ações de Graças.

Rev. Haroldo Fabian
Pastor da Igreja Presbiteriana de Palmares

Instagram