Palmares Social

Igreja Presbiteriana dos Palmares comemora 117 anos de organização eclesiástica

Neste último domingo (12), a Igreja Presbiteriana dos Palmares, completou 117 anos de organização eclesiástica e deu início as comemorações que vai até o dia 26 próximo.

Saiba um pouco da História da Igreja e sua chegada no Brasil e em Palmares contada pelo Rev. Haroldo Fabian, Pastor da Igreja Presbiteriana de Palmares.

O Presbiterianismo chegou em Pernambuco em 1873 com o Rev. Jonh Rockwell Smith, que permaneceu de 1873 a 1892 e com o Rev. Jonh Boyle. Naquele ano, em Recife, é inaugurada a Congregação Presbiteriana. Em 1888 foi organizada no Brasil a Igreja Presbiteriana do Brasil em um Sínodo, reunindo todas as igrejas e missões presbiterianas do país. Na época, a denominação era formada por 3 presbitérios, 60 igrejas, 20 missionários e 12 pastores.

O Presbitério que fazemos parte, o Sul de Pernambuco, foi organizado em 13 de janeiro de 1927, data do desdobramento do Presbitério de Pernambuco.

Em 1901, com o Rev. Henry John MCCall juntamente com sua esposa Wionona Capitola Evens e seus filhos: Henry, Thomas e Arthur, iniciou-se o trabalho Presbiteriano em Palmares. Foi ali que ocorreu a experiencia mais dura da vida do missionário MCCall. No ano de 1902, sua esposa, a Sra. Wionona faleceu em decorrência da terrível febre amarela, e foi sepultada fora do cemitério público, por causa da intolerância e perseguição religiosa daqueles dias, ao som dos berros e insultos de um grupo que fanatizado vaiava os restos mortais da consagrada missionária. Estes acontecimentos afetaram o Rev. MaCCall, que deixou a cidade, vindo a substituí-lo o Rev. Charles Kingston.

No entanto, no ano de 1903, com o objetivo de fortalecer o trabalho presbiteriano, o presidente do Presbitério de Pernambuco envia a Palmares o Rev. Benjamin Marinho, como pastor da Igreja. O mesmo, integrou a Comissão de Organização Eclesiástica, junto com com o Rev. Martinho de Oliveira e o Rev. George Henderlite, que pela graça de Deus organizaram a Igreja Presbiteriana de Palmares no dia 12 de julho de 1903.

Assim, hoje, comemoramos 117 anos de Organização Eclesiástica, e desejamos dar graças a Deus durante todo o mês de julho, sempre iniciando a semana com um Culto em Ações de Graças.

Rev. Haroldo Fabian
Pastor da Igreja Presbiteriana de Palmares

One thought on “Igreja Presbiteriana dos Palmares comemora 117 anos de organização eclesiástica

  1. Bom dia! Somos gratos pela divulgação do níver de nossa Igreja, a primeira denominação protestante de origem Reformada a ser implantada em Palmares e Mata Sul, possibilitando que as demais viessem ao município, nos anos seguintes, e oferecendo a oportunidade de todos conhecerem a Palavra de Deus, escrita na Bíblia Sagrada, à época, sob domínio religioso da Igreja Católica Romana.
    Hoje, todos podem receber uma Bíblia Sagrada e ter livre acesso aos ensinamentos do Criador.
    Louvado, engrandecido e adorado seja o Santo Nome do Senhor, em nossas vidas, sempre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *