Neste domingo (28), a Federação PSOL-Rede homologou o nome de Castro (PSOL) como candidato a prefeito de Palmares, na Mata Sul de Pernambuco, e o de Domênica Rodrigues, como candidata a vice-prefeita. O evento, que contou com a presença de lideranças importantes a nível estadual, também oficializou nomes para a disputa proporcional.
Marcaram presença a deputada estadual e pré-candidata a prefeita do Recife Dani Portela (PSOL); o presidente da Federação PSOL-Rede Sustentabilidade, Jerônimo Galvão; o secretário de organização, do Diretório Estadual do PSOL-PE, Jesualdo Campos Júnior; o pré-candidato a prefeito de Barreiros pelo PSOL, Eurico Cézar; além de representantes da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL).
“Eu sou filho de um gari que trabalhou na Prefeitura de Palmares. Domênica é filha de uma professora. Somos filhos de trabalhadores, somos trabalhadores. Somos pessoas simples. Nós temos desafios imensos, um deles é abrir os olhos da nossa população, de mostrar a verdade, de mostrar a Palmares real. Mostrar a fome, o desemprego e o desalento”, disse Antônio de Castro, pré-candidato a prefeito de Palmares.
Domênica Rodrigues, candidata a vice-prefeita pela Federação, exaltou a necessidade de ter orgulho da origem palmarense. “Precisamos retomar esse lugar de ter coragem de dizermos que somos palmarenses. A gente constrói estradas, a gente constrói pontes, mas a gente precisa derrubar todos os muros que cercam os nossos espaços e não dão abertura para entrarmos lá”, defendeu.
Jerônimo Galvão, presidente da Federação PSOL-Rede, destacou que a chapa homologada é uma chapa de resistência. “Quando falamos em Palmares, lembramos do grande quilombo que era símbolo de resistência. E essa chapa oficializada aqui hoje é uma chapa de resistência para uma renovação e uma mudança real. Aqui temos propostas de verdade, para a população de Palmares, para a classe trabalhadora, uma chapa que está dentro das lutas”.
“Nós somos um partido de muitas lutas. É o partido mais coerente desse país. Que não sobe em palanque de direita, que não negocia, não se vende, não troca o seu voto. Porque a gente não tá disputando eleição, a gente tá disputando o futuro de gerações que a Palmares tanto sonha, uma cidade que vai ser melhor pra todo mundo”, defendeu a deputada estadual e pré-candidata à Prefeitura do Recife Dani Portela.