Na manhã desta quinta-feira (18), no auditório do Instituto Federal de Pernambuco (Campus Palmares), a União Brasileira de Mulheres, com o apoio de diversas entidades parceiras como: A Universidade de Pernambuco (Campus Mata Sul), CPT – Comissão Pastoral da Terra, AEMASUL/FAMASUL/FACIP, ETE de Palmares, UJS, SEMED – Secretaria Municipal de Educação, IFPE, CEMAP, Associação dos Artesãos, Mulheres de Atitude e CEAS Rural, realizou a 1ª Conferência Municipal de Ciência e Tecnologia com o Tema, Mata Sul em Conexão: Meninas e mulheres articulando ciência, e tecnologia, em preparação para a 5ª conferência regional convocada pelo MCT&I, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que em Recife nos dias 02 e 03 de maio próximos.
O evento contou com as participações do Professor Diogo Lopes ( Diretor Geral do IFPE Campus Palmares), anfitrião do evento, que fez a fala de acolhida da conferência, e das Professoras Elizângela Neves ( Secretaria de Educação), Carminha Góes (Gestora da ETE), Raquel Bianor (Diretora da UPE), Albertina Melo ( Diretora da FACIP), Verlaynne Rocha ( Diretora de Ensino do IFPE Campus Palmares) e cerca de 100 mulheres de diversos movimentos e entidades no município.
A Conferência contou com grupos de trabalhos para tirar os encaminhamentos para a elaboração de uma carta de propostas e demandas do município para etapas regional e nacional, além homenagear duas mulheres parteiras com relevantes serviços prestados à comunidade.
Segundo a Professora Rita Nascimento, responsável pela organização, “a conferência municipal foi o primeiro passo para a construção de uma rede de meninas e mulheres para discutir as temáticas inerentes a ciência, tecnologia e inovação. Agradeço aos parceiros, a Renata Rosa por nos ajudar com a montagem e planejamento, em especial, a Secretária de Educação, Elizângela Neves, o Diretor do IFPE Campus Palmares, Professor Diogo Lopes e da Diretora de Ensino do IFPE Campus Palmares, Professora Verlaynne Rocha por acreditarem na ideia. Somos eternamente gratos”. Pontuou.