Palmares: Em Carta Aberta Presidente da Câmara repudia Nota do PSDB

Na noite desta terça-feira (16), o Presidente da Câmara de Vereadores dos Palmares, Saulo Acioli (PSL), divulgou Carta Aberta em resposta aos ataques feitos de forma generalizada aos Vereadores da Casa Manoel Gomes da Cunha.

Confira a íntegra da Carta Aberta.

CARTA ABERTA EM RESPOSTA AO  PSDB  PALMARENSE

A Câmara de Vereadores dos Palmares manifesta repúdio às palavras emitidas pelo PSDB/Palmares divulgada nas redes sociais pelo seu presidente municipal, notadamente  onde questiona a postura dos vereadores palmarenses durante o enfrentamento da crise decorrente do COVID-19   com o titulo: “A INCOMPETÊNCIA E A PREPOTÊNCIA DA PREFEITURA E DA CAMARA DE VEREADORES DE PALMARES” cujo texto não traz nenhuma narrativa que justifique a manchete utilizada pela referida agremiação política contra esta câmara de vereadores,  diz ainda o referido texto que “os vereadores simplesmente sumiram” durante esta pandemia. 

Inicialmente  entendo que a referida nota é injusta,  inverídica  e,  infelizmente oportunista; o que demonstra que autor da nota por um lado, desconhece o papel do legislativo,  fazendo referência ao parlamento e culpando-o por situações que não é da competência executória do legislativo;  e, mesmo se o fosse, não justificaria sua postura no momento atual, por outro lado tem a referida nota explicitamente cárater político-partidário, especialmente em ano de eleições municipais, o que é lamentável.

O Município de Palmares, assim como todo Estado, o País, e o mundo,  vive uma das suas maiores crises já enfrentadas, seja em termos de saúde pública, seja pelas graves consequências econômicas decorrente desta pandemia. Portanto não é justo nem digno que algumas pessoas tentem obter vantagem de caráter pessoal e eleitoreiro nesse momento.

A Câmara de Vereadores dos Palmares dentro de seu papel de legislar, fiscalizar  e cobrar do executivo, sempre fez e fará o seu dever.  Os vereadores de forma individual ou coletiva estiveram e estão ao lado da população durante essa pandemia, inclusive reunindo-se extraordinariamente, quando foi votado Projeto de Lei que autoriza a suspensão de cobrança dos empréstimos consignados dos servidores municipais ativos e inativos, além de outros diversos requerimentos, tudo de importância de nossa comunidade.  Fizemos outras reuniões administrativas, e também já estamos implantando o sistema para reuniões em home office, sem prejuízo da realização de reuniões físicas com as devidas cautelas sanitárias. 

Esclareço que é de nossa autoria enquanto Vereador Presidente, o Projeto de Lei  acima citado, que suspende provisoriamente  a cobrança de empréstimos consignados dos servidores municipais. Solicitei ainda do Chefe do Executivo,  a Instalação de BARREIRAS SANITÁRIAS em nossa cidade, assim como,  a disponibilização de TESTES RÁPIDOS,  tais requerimentos  foram feitos e acatados pelo Executivo Municipal, sendo de grande valia para nossa cidade tais serviços, o que nos permite um melhor enfrentamento desta pandemia. 

Por outro lado,  verificamos que a nota do PSDB  além de inoportuna,  falta com a verdade quando diz que sugeriu várias ações contra o corona vírus,  pelo menos,  nesta Câmara de Vereadores dos Palmares, um ofício, um pedido sequer foi feito pelo PSDB ou por seus representantes, portanto com relação à este legislativo palmarense, nesse particular,  essa agremiação política nunca sugeriu nem pediu nada! pois se assim estive feito,  teríamos contribuído de alguma forma e dado o devido encaminhamento, como sempre o fazemos. 

Ressalto e sou testemunha do empenho e da preocupação de todos os parlamentares nesse momento de pandemia decorrente do COVID-19.

É preciso frisar que não há medidas mágicas, e as medidas de isolamento social  sem a contribuição de todos, seja das autoridades  ou da comunidade em geral não surtirão os efeitos necessários,  por isso é dever de todos cumprir com essas medidas.  Entendo ainda que o aumento e realização de testes massivos em nossa população nos permite ter uma noção mais ampla e realista da situação do município,  foi assim que os países que melhor saíram da crise tiveram mais êxitos,  por isso,  fiz ofício ao Prefeito a realização e disponibilização desses testes à nossa população.  

Por fim,  este Parlamentar na qualidade de Chefe do Poder Legislativo Municipal demonstra estar ciente de que é nesse momento crise que precisamos todos nos unir,  o covid-19 é  nosso inimigo comum,  devemos evitar ganhos pessoais,  julgar pessoas com o fim de obter sucesso político, o conflito nesse momento não ajuda, vejamos o que vem acontecendo na esfera federal entre o Presidente e os Governadores,  é evidente que gerar a discórdia não é o caminho a ser seguido. 

Vamos superar nossas diferenças, é nosso dever como líderes,(legislativo, executivo e cidadãos) deixarmos a vaidade de lado, e nos unir em favor de nossa comunidade,  lembro ainda que essa crise sem precedentes é de cunho mundial,  mas,  devemos concentrar nossos esforços em nossa cidade, para que possamos ultrapassar esse momento de maneira mais digna e humana,  até porque, a nossa querida Palmares dever vir sempre em primeiro lugar! 

A Câmara de Vereadores dos Palmares está a disposição de todos!!!

Saulo Acioli

Presidente