Projeto “Viva Pernambuco: Patrimônio, Cultura e Memória” chega à Palmares com destaque para o patrimônio histórico municipal

O projeto “Viva Pernambuco: Patrimônio, Cultura e Memória”, que visa promover a valorização do patrimônio histórico e cultural pernambucano e brasileiro,chega ao Instituto Arqueológico, Histórico, Geográfico e Cultural dos Palmares. A cidade receberá uma exposição dedicada aos patrimônios municipais de Palmares,de 01 a 10 de agosto de 2025, com visitação das 8h às 12h e das 13h às 17h.

O projeto tem como objetivo criar ambientes de aprendizado e reconhecimento cultural, engajando a população na preservação da história. A iniciativa conta com o apoio cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN),Ministério da Cultura e do Governo Federal, e da emenda parlamentar da senadora Teresa Leitão.

A iniciativa já contemplou os institutos históricos das cidades de Goiana e Garanhuns e agora segue para outras sete cidades, entre elas Palmares,lgarassu,Caruaru,Olinda, Jaboatão, Limoeiro e além de Vitória de Santo Antão.

O vice-presidente do Instituto Arqueológico, Histórico, Geográfico e Cultural dos Palmares, Murilo Quitude Filho, destaca a relevância da mostra para o município e região. “O tema central da nossa exposição é Palmares. O acervo apresentado abordará os patrimônios municipais, como o patrimônio arquitetônico, com seus casarões, o patrimônio ferroviário, com a estação e a linha férrea, e o patrimônio histórico com seus personagens mais simbólicos e as instituições que contribuíram para o desenvolvimento cultural da cidade.”

Ele enfatiza também a grande importância da exposição para a comunidade.”É de muita importância para Palmares e região, mas principalmente para as novas gerações, pois conhecerão parte da rica história do município e assim poderão valorizar e preservar a história e a cultura palmarense”, afirma Murilo.

Pernambuco é atualmente o estado com o maior número de institutos históricos em funcionamento, totalizando 33 entidades dedicadas à preservacão do patrimônio histórico e cultural brasileiro e à garantia do direito à memória.

Diretoria do Instituto Arqueológico, Histórico, Geográfico e Cultural dos Palmares:

Socorro Duran-Presidenta

Murilo Quidute Filho-Vice-presidente
Secretária geral: Rute Maria da Costa
2ª Secretária: Ana Paula Mendes Ferreira
Tesoureiro: João Paulo de Araújo Silva
2°Tesoureiro: Luiz Miguel Ageu Sukar

Alcides Alves-Coordenador de atividades culturais

DATAS DAS EXPOSIÇÕES DO PROJETO VIVA PE

  • Vitória de Santão Antão-Instituto Histórico e Geográfico de Vitória de Santo Antão

01 a 10 de agosto de 2025

Horário: 8h às 12h e de 13h às 17h

  • Palmares-Instituto Arqueológico,Histórico,Geográfico e Cultural dos Palmares

04 a 08 e 11 a 15 de agosto de 2025

Horário: 8h às 17h

  • lgarassu-Instituto Histórico e Geográfico de lgarassu

08 a 18 de setembro de 2025

Horário: 9h às 17h

  • Caruaru-Instituto Histórico de Caruaru

15 a 19 e 22 a 26 de setembro de 2025

Horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h

  • Olinda-Instituto Histórico de Olinda

22 a 26 de setembro e 29/09 a 03 de outubro

Horário: 9h às 15h

  • Limoeiro-Instituto Histórico, Geográfico e Culturalde Limoeiro

22 a 31 de outubro de 2025

Horário: 9h às 16h

  • Jaboatão-Instituto Histórico de Jaboatão

17 a 21 e 24 a 28 de novembro

Horário: 9h às 17h