Federação de Partidos

Presidente nacional do Cidadania afirma que é difícil federar com mais um partido além do PSDB

O Presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, confirma a baixa possibilidade do partido formar uma federação com mais um partido, além do PSDB. Atualmente, os tucanos conversam para formar uma federação com MDB e União Brasil. Contudo, Freire vê o cenário como pouco provável. Contudo, mesmo sem a aglutinação das legendas,  ele defende que a oposição anti-bolsonarista de centro deve ter um único candidato à presidência.

“Tem discussões sobre federação, se vai ampliar ou não. Acho difícil. Mas o fundamental é a discussão de uma candidatura única desses partidos agora em outubro de 2022”, afirmou Freire em entrevista para a Rádio Folha 96,7 FM , nesta quarta-feira (23).

A senadora Simone Tebet (MDB) e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB),  pré-candidatos à Presidência da República, já confirmaram que estão dispostos a se organizar em uma só frente para as eleições deste ano, independentemente da federação. Durante a entrevista, o líder do Cidadania confirmou que o partido vai seguir o mesmo rumo. “O  nosso candidato Alexandre Vieira evidentemente também não será empecilho se tivermos essa possibilidade de uma candidatura única”, disse.

PDT versus PSDB 

No último sábado (19), ocorreu o segundo turno da votação partidária com o objetivo de  resolver se a federação seria com o PSDB ou com o PDT.  Foram 56 votos a favor dos tucanos, contra 47 votos para o  PDT e 7 abstenções.

Quando questionado sobre a decisão majoritária, de ir contra o PDT, Freire falou que era um caminho natural a ser seguido. “Nós temos uma diferenciação olhando para o futuro. Temos uma história comum lá atrás, não queremos romper com isso até porque o nosso campo continua sendo progressista, um campo em que a social-democracia se implanta, em um campo de esquerda, mas uma esquerda moderna. Então nesse sentido, nós estamos muito mais próximos do que pensa o PSDB, do que o PDT”, enfatizou.

Blog da Folha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *