Nas eleições do último domingo, apenas uma Mulher logrou êxito com um assento na Casa Manoel Gomes da Cunha, a Vereadora Andreza (PSB), renovou seu mandato por mais quatro anos. Isso implicada numa sub representação feminina, inclusive de retrocesso, pois atualmente, são três cadeiras ocupadas por mulheres.
Em levantamento feito pela redação do BS, nos causa surpresa com o número de mulheres com votação zerada, ou com apenas 1 voto. Vale salientar que o TSE vem combatendo veementemente as ditas candidaturas “laranjas”, que servem para complemento de chapas, estratégia utilizada por diversos partidos Brasil a fora para burlar a legislação.
A Legislação Eleitoral garante o mínimo de 30% de cota para ambos os gêneros, pois bem, uma vez essas candidatas não estivessem na composição das chapas, necessariamente seria diminuído o número de participantes do gênero masculino e o resultado das eleições para vereadores em Palmares seria diferente. Isso poderia modificar os tamanhos das bancadas dos partidos?
Segue abaixo o levantamento. Fonte: TSE
Excelente. Também fiz está análise. Se faz necessário uma frente de educação política com ações educativas contínuas para as mulheres.