Na última sexta-feira (27), a Prefeitura dos Palmares, através da Fundação de Cultura Hermilo Borba Filho, realizou a 4ª Conferência Municipal de Cultura, com o tema central “Democracia e Direito à Cultura”.
O evento aconteceu no Centro de Formação Professor Douglas Miranda Marques em Palmares-PE e contou com a representação de vários segmentos culturais.
Na abertura, o Presidente da Fundação de Cultura, Nonato Barakah, pediu a unidade e a ajuda dos diversos segmentos culturais do município para construir as propostas que irão ser defendidas na conferência estadual, além de pedir o apoio à sua gestão na cultura Palmarense. “Ninguém faz cultura sozinho! Disse.
Após o momento cultural com diversas apresentações de escolas municipais e também do GRUCALP ( Grupo cultural do Palmares), a conferência iniciou com a leitura e aprovação do regimento.
Foi um importante espaço aberto para discussões que foram realizadas em grupos em torno de seis eixos temáticos:
1 – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;
2 – Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social
3 – Identidade, Patrimônio e Memória;
4 – Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;
5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade
6 – Direito às Artes e às Linguagens Digitais.
Para cada eixo, foram apresentadas propostas de relevância dentro da temática, as quais foram aprovadas na Plenária Final e foram encaminhadas por meio do Relatório Final ao Estado. No total foram 24 propostas aprovadas pela assembleia.
Na conferência, também foi realizada a eleição dos seis delegados titulares e seus suplentes, sendo três representantes do governo municipal e três da sociedade civil para participarem da Conferência Estadual de Cultura.
Segundo o Nonato Barakah: ” em geral a conferência foi bastante positiva. É claro que a gente esperava uma participação maior da classe artística, principalmente diante de um cenário onde a gente está buscando melhorias para o Setor de artes culturais do município e também avaliando as possibilidades de maiores recursos para a parte da cultura. A conferência é o momento de dialogar, de planejar e construir ideias pra buscar mais recursos e também nos preparar para recebê-los.”
Um dos assuntos mais debatidos na 4ª Conferência, foi a reativação do Conselho Municipal de Cultura. Questionado pelo BS, Nonato disse:
“A Fundação de Cultura e este Presidente vai iniciar o ano de 2024 com o Conselho Municipal de Cultura ativo com todos os seus membros nomeados.” Pontuou.