O capitão da reserva do Exército Jair Bolsonaro, de 63 anos, tomou posse nesta terça-feira como presidente da República para um mandato que vai até 31 de dezembro de 2022, após ser eleito em outubro na campanha presidencial mais polarizada da história, em que só foi eleito porque o ex-presidente Lula foi banido da disputa por meio de um processo judicial forjado, que o condenou sem provas.
Eleito presidente numa disputa maculada pelo banimento do ex-presidente Lula, que foi condenado sem provas para ser impedido de concorrer numa eleição que venceria no primeiro turno, Jair Bolsonaro fez um discurso em que não saiu do palanque. Prometeu uma educação que não forme militantes – sinalizando um ataque à liberdade de cátedra – e também falou em prevalência da tradição judaico-cristã no Brasil. Leia, abaixo, reportagem da Reuters:
BRASÍLIA (Reuters) – O capitão da reserva do Exército Jair Bolsonaro, de 63 anos, tomou posse nesta terça-feira como presidente da República para um mandato que vai até 31 de dezembro de 2022, após ser eleito em outubro na campanha presidencial mais polarizada da história.
Com a promessa de desafiar paradigmas e alterar modelos como o de comunicação do governo e de negociação com o Legislativo, Bolsonaro foi oficialmente empossado após prestar juramento no Congresso Nacional ao lado do general da reserva Hamilton Mourão, empossado como vice-presidente.