Cultura Palmares

1° Seminário Municipal de Políticas Públicas Culturais acontece em Palmares

Na manhã desta quarta-feira (10), o município dos Palmares-PE, através da Fundação de Cultura Hermilo Borba Filho, realizou o 1° Seminário Municipal de Políticas Públicas Culturais, que reuniu diversos segmentos da cultura palmarense.

O Seminário teve o intuito de apresentar e debater a Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 2022) que será regulamentada nesta quinta-feira (11), pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que aproveitará sua viagem à Bahia para, junto com a ministra da Cultura, Margareth Menezes, assinar o decreto que regulamenta a lei.

Aprovada pelo Congresso Nacional ainda durante o primeiro semestre do ano passado para apoiar e socorrer os trabalhadores da cultura durante a pandemia da covid-19, a Lei Paulo Gustavo prevê, entre outros pontos, o repasse federal de R$ 3,862 bilhões do Fundo Nacional de Cultura (FNC) para municípios, estados e o Distrito Federal investirem na produção de eventos culturais. A lei foi batizada em homenagem ao ator Paulo Gustavo, que morreu aos 42 anos de idade, em função das complicações da covid-19, em maio de 2021.

Nonato Barakah

O Presidente da Fundação de Cultura Hermilo Borba Filho, Nonato Barakah, apresentou e tirou dúvidas dos artistas presentes, esclarecendo quem pode se inscrever no edital de Palmares.

Segundo Nonato Palmares vai receber cerca de R$ 700.000,00 para atender os fazedores e criadores de conteúdos entre outros.

Ao final do seminário foi criada uma comissão para gerir os recursos oriundos da Lei Paulo Gustavo juntamente com gestor de cultura do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *