Pernambuco Social

O MORRO DESCE E CELEBRA, SÃO 105 ANOS DE SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE!

Publicado: domingo,3 de fevereiro de 2019, às 07:00
Por: Alexandre Ricardo

3 de fevereiro de 1914. Nascia o que viria a ser a paixão de milhares de pessoas espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Neste ano, o Santa Cruz Futebol Clube completa 105 anos de existência, carregando consigo uma história que vai muito além do que foi feito dentro de campo, com suas conquistas.

Foi ali, em frente à Igreja de Santa Cruz, no centro da cidade do Recife, que garotos com idades entre 14 e 16 anos decidiram criar um clube por conta dos seus constantes encontros para jogar futebol. O caráter de agregar gente de todas as classes sociais refletiu-se nos primeiros anos após a fundação, já que o Santa Cruz foi um dos primeiros clubes no Brasil a aceitar jogadores negros.

Desde então, uma história que já conta com 29 títulos estaduais, uma taça da Copa do Nordeste e um Campeonato Brasileiro da Série C.

O Santa Cruz também teve uma das equipes que ganhou a honraria de Fita Azul do Futebol Brasileiro, após voltar invicta de uma excursão com partidas realizadas no exterior. No caso tricolor, passando por países como Kuwait, Catar, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Romênia e França.

Santa Cruz também de grandes jogadores. Tará, Ramón, Luciano Veloso, Givanildo Oliveira, Nunes, Zé do Carmo, Birigui e Grafite. Um clube com capacidade de se livrar das maiores agonias e ser protagonista mesmo nos instantes dolorosos. Do Arruda, um dos maiores templos do futebol brasileiro e maior estádio particular do Nordeste.

Uma caminhada centenária, passada de gerações em gerações. A cada ano que se passa, a frase de Alexandre de Carvalho faz mais sentido. Afinal, o Santa Cruz nasceu e viverá eternamente. E não há quem possa duvidar, já que o amor em torno do preto, do branco e do vermelho sempre vai sustentar o Mais Querido das Multidões.

Feliz aniversário Santa Cruz Futebol Clube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *